sábado, 1 de agosto de 2020


PARADOXO

Fico tentando entender quem somos quando ...
Há uns quatro bilhões de anos, com o nascimento do planeta terra, imagino que ele era uma bola incandescente e que depois de milênios esfriando tornou-se uma esfera perfeita. Em algumas depressões formaram-se os rios e os mares sem grandes acidentes geográficos. Os rios corriam suavemente de sua nascente aos grandes lagos ou oceanos. Após esse período começaram surgir erupções vulcânicas, terremotos, acomodamento de placas tectônicas etc. Essas ocorrências terríveis causaram grande mudança na crosta terrestre. Surgiram vales, montanhas, erosões, mudança da qualidade de solo e outras alterações que viriam mudar completamente o curso suave dos rios.
O rio que corria suavemente num repente se viu despencando de uma altura de uns duzentos metros. Ao redor dessa erosão, suas águas foram cavando cavernas modificando ainda mais o ambiente que passaria a se chamar “cachoeira ou catarata”.
Diante de todo esse desastre geológico, o homem fica extasiado e perplexo em admiração. Acha uma paisagem linda. Tira fotos, faz filmes e não se contém diante de tanta “beleza”.

Fico tentando entender quem somos quando ...
Num ringue, dois brutamontes, um em cada canto em diagonal fazem trejeitos e saltitam para exibir seus dotes físicos. Ao redor, mais abaixo, numerosos espectadores aguardam barulhenta e ansiosamente o som do gongo que aproximará os dois contendores. Quando a luta começa os personagens principais desse espetáculo trocam socos, pontapés e outras agressões violentas causando verdadeiro delírio para quem assiste. A gritaria aumenta chegando ao histerismo.

Fico tentando entender quem somos quando ...
Vejo com que admiração todos os relatos históricos citam os “Grandes Conquistadores”: Hernán Cortez: Conquistou o Império Asteca; Franzisco Pizarro: Conquistou o Império Inca; Mahmud de Ghazni: Conquistou grande parte do território do atual Irã; Napoleão Bonaparte: Conquistou grande parte da Europa; Adolf Hitler: Conquistou grande parte da Europa e Africa do Norte; Átila, o Huno: Conquistou a Europa Central e Oriental; Ciro, o Grande: Conquistou a Ásia Ocidental; Tamerlão: Conquistou o Sudoeste Asiático; Alexandre, o Grande: Conquistou a Península Balcã, Ásia Menor, Oriente Médio e Egito; Gêngis Khan: Conquistou territórios do Oceano Pacifico ao Mar Cáspio. E leio também que essas conquistas foram feitas à custa de muita atrocidade e sangue.

Fico tentando entender quem somos quando ...
Quero assistir a um filme através da televisão e vou clicando no controle remoto a escolha de um apropriado e apenas encontro: O Exterminador do Futuro; Covil de Ladrões; Zumbilândia; Alma Perdida; A Marca do Demônio; Boneca Maldita; O Massacre da Serra Elétrica; Floresta de Sangue; O Homem das Trevas; Matador em Perigo etc.

Fico tentando entender quem somos quando ...
O motorista de um caminhão transportando mercadorias tem um mal súbito e capota seu caminhão, dezenas de pessoas estacionam ao seu lado. Não para socorrê-lo mas para saquear sua carga.

Para mudar esse paradigma de maldade e violência já enraizado em nosso DNA apenas contamos com um conjunto de normas que chamamos de leis, as escolas e as religiões. Se nos analisarmos ao longo do tempo veremos que desde a antiguidade até os dias atuais houve considerável melhora em nosso  comportamento mas não em nossa essência.