quarta-feira, 27 de janeiro de 2016


Por que alguém faria isso?

          Há alguns anos, entrei numa estação de metrô em Estocolmo, a tão civilizada capital da tão primeiro-mundista Suécia, e notei que havia entre muitas catracas comuns uma de passagem livre. Questionei a vendedora de bilhetes o porquê daquela catraca permanentemente liberada, sem nenhum segurança por perto, e ela me explicou que era destinada às pessoas que por qualquer motivo não tivessem dinheiro para a passagem. Minha mente incrédula e cheia de jeitinhos brasileiros não conteve a pergunta óbvia (para nós!): e se a pessoa tiver dinheiro mas simplesmente quiser burlar a lei?

          Aqueles olhos suecos e azuis se espremeram num sorriso de pureza constrangedora – Mas por que ela faria isso?, me perguntou. Não lhe respondi. Comprei o bilhete, passei pela catraca e atrás de mim uma multidão que também havia pago por seus bilhetes. A catraca livre continuava vazia, tão vazia quanto minha alma brasileira – e envergonhada.

 (Décio Tadeu Orlandi, bacharel em Letras pela USP e mestre em Literatura pela UFG.

          Depois da crônica acima, fico a cismar sobre a interrogação: Por que alguém faria isso?

          Quando uma reportagem mostra um acidente de caminhão expondo sua carga ao chão e pessoas as saqueando, pergunto: Por que alguém faria isso?

          Quando depois de inundações ou deslizamentos, os flagelados ficam tomando conta do que restou, preocupado com saqueadores, pergunto: Por que alguém faria isso?

          Quando me contam que existem pais que permitem que bandidos, viciados e traficantes eduquem seus filhos, pergunto: Por que alguém faria isso?

          Quando os governantes de um País insistem em implantar um regime falido – como atestam todos os países que já o adotaram –que, para funcionar exige um sistema ditatorial e totalitário e que, para ser ditatorial, ou seja, manter sempre os mesmos governantes, exige que se mantenha a não educação ou emburrecimento e o empobrecimento da população, pergunto: Por que alguém faria isso?

          Quando a oposição a um governo se vende por dinheiro e ou favores à situação, pergunto: Por que alguém faria isso?


          Quando a grande massa dessa população governada, elege tais candidatos bandidos, sabendo que têm ficha suja, pergunto: Por que alguém faria isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário