Comunicação
A boa comunicação é um fator importante nos relacionamentos.
Comunicar-se bem é mais que conversar. Há muitos casais que passam a vida juntos e
conversam bastante, mas não se comunicam. Há
também o oposto: casais que parecem conversar
pouco, mas são verdadeiramente íntimos e ligados um ao outro. A comunicação é um meio de obter
intimidade com o outro. É uma maneira
de partilhar e sentir-se incluído. A boa comunicação faz com que o outro nos conheça de verdade e nos apóie quando precisamos. É uma das maiores
alegrias da vida. O interesse social envolve boas habilidades de
comunicação.
Habilidade
é uma palavra-chave para entender o que é comunicação. Há gente de
sorte que se comunica naturalmente com os outros, mas a grande maioria precisa
aprender, o que, felizmente, é possível.
Paradoxalmente, os bons comunicadores são sempre bons ouvintes e não precisam ser
bons oradores. Isso porque aprendemos a
falar, mas não a ouvir. Ouvir de verdade é muito difícil porque é preciso haver
interesse pelo outro, muita concentração
e paciência. Por isso é mais divertido falar do que ouvir. Assim, a maioria quer se divertir e não
sobram muitos bons ouvintes. Se
ouvirmos realmente o que os outros dizem, perceberemos como isso é estranho. É preciso ter aptidão para esperar
que o outro termine de falar e nos concentrar no que ele diz, e não no que nós dizemos. Podemos, entretanto,
aprender a repetir o que acabamos de
ouvir em vez de pressupor o que foi dito.
É difícil parar de pensar e nos concentrar no outro — e é surpreendente perceber como é diferente o processo
de ouvir.
A boa comunicação envolve um repertório
de resolução de problemas e também a capacidade de
dar apoio. São duas habilidades diferentes para ser
usadas em momentos diferentes. A maior parte de nossas
comunicações visa à solução de problemas. Alguém comenta alguma
coisa e você dá seu parecer sobre o que faria na mesma
situação. Seu companheiro diz, por exemplo: "Estou com raiva. Não sei o
que fazer".Você responde: "Hoje eu também fiquei bravo e
resolvi gritar. Por que não faz o mesmo?" Esse é um exemplo de
comunicação que visa à solução de problemas. Em outro
exemplo, seu cônjuge diz: "Eu me atrasei porque acabou a gasolina do carro
no caminho".Você responde: "Que descuido, você devia ter
enchido o tanque antes de sair". A resolução de problemas
é uma grande forma de comunicação quando, e somente quando,
alguém pede seu conselho. Você provavelmente abusa desse tipo de
comunicação. Corre a dar conselhos antes que lhe peçam,
portanto não se surpreenda se as pessoas reagirem
negativamente.
As habilidades de apoio
são mais raras e mais difíceis de aprender. Elas são o
oposto da resolução de problemas.Você não dá sua opinião nem seus
conselhos a não ser que lhe peçam. Mesmo assim, precisa descobrir o que o outro
está pensando antes de dar uma resposta. A comunicação de apoio
tem por objetivo levar o outro a sentir-se bem porque
resolveu o problema. Pensando bem, a maioria de nossas
comunicações serve para demonstrar nossa inteligência ou
nossa capacidade. A comunicação de apoio transfere totalmente o
ônus da conversa para o outro. Permite que ele diga tudo o que
quer sem interrupções nem discussões. Isso significa ouvir de
verdade. A comunicação de apoio favorece a reflexão pela repetição
do que o outro diz. Significa ouvir objetivamente e preterir
sua necessidade de falar para permitir que o outro se expresse.
Suspende julgamentos, pressuposições e suposições. Não é de
admirar que seja difícil. Seu parceiro diz, por exemplo:
"Estou com raiva. Não sei o que fazer". Um comunicador de apoio diria: "Estou ouvindo, você está com raiva" ou "O que quer fazer?" ou ainda "Por que está
com raiva?" Talvez o comunicador não
diga nada, mas demonstrará seu interesse de forma não-verbal ao
interromper o que está fazendo, encarar o interlocutor e
ouvir objetivamente. Habilidade de apoio significa que o outro sabe
que você está ali para ajudá-lo e vai ouvi-lo sem julgamentos.
Para fazer isso com eficiência, é preciso ter muita auto-estima. Não
é possível estar carente de atenção e dar apoio por muito tempo.
Mais cedo ou mais tarde, as necessidades do ouvinte
prevalecerão e ele tentará tornar-se o foco da comunicação. Se
você pretende desenvolver habilidades de apoio, mantenha o
foco da conversa no outro enquanto ele tiver necessidade de
falar.
Os terapeutas, os
consultores, as enfermeiras e outros profissionais que trabalham
com aconselhamento aprendem a comunicação de apoio como
parte de suas funções. É impressionante constatar que
praticamente não transferimos essas habilidades profissionais para a
vida pessoal. Não há lugar mais importante para praticar essas
habilidades do que o próprio lar. Lá estão as pessoas que amamos e que
nos amam. E, ainda assim, o lar é sem dúvida o lugar mais
difícil para praticá-la.
A boa comunicação ocorre
quando mudamos a proporção entre a solução de problemas e a
conversa de apoio. Usamos provavelmente o primeiro tipo durante
90% do tempo, deixando apenas 10% ou menos para o outro
tipo. Se invertêssemos essa proporção, haveria mais interesse
social no mundo. Saberíamos que somos ouvidos, que
compartilhamos nossas idéias com os entes queridos e que
fazemos parte de alguma coisa maior.
(O Terapeuta de Bolso)
Corretíssimo tio 😘😘
ResponderExcluirVamos colocar em prática!!!!
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