sábado, 11 de abril de 2015

                                               Velhos Paradígmas

           Tendo em vista o quanto a política dos nossos governos influencia nossos Pensamentos e nossos Valores, sairemos dos nossos padrões para avaliar nossos paradigmas. Assunto esse mencionado em nossa última postagem.

           A Constituição brasileira diz:

Nossos representantes governamentais são quase deuses, ou seja, são eles próprios que definem seus direitos (salários, férias, horário de trabalho, passagens, diárias, imunidade, etc.)  e se posicionam em bandos que se dizem opostos mas, na verdade, esses bandos se unem quando se trata de interesse pessoal comum. Não há dosagem para o tempo dispendido com articulações politicas dos partidos, ou seja, é só o que fazem.

CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito.
Comissão: “conjunto de pessoas eleitas para uma assembleia para uma certa incumbência” ;
Parlamentar:membro de um parlamento, o qual exerce o poder legislativo”;  
Inquérito: Ato ou efeito de inquirir, interrogar, perguntar, pesquisar; designa o conjunto de atos e diligências que têm por objetivo de descobrir e apurar a verdade de fatos alegados ou acusações; sindicância. Quando nos limites da instituição pública ou privada, é inquérito administrativo. Nos casos em que envolve delitos criminais, é inquérito policial, que é sucedido pelo inquérito judicial. Em tempos de grande incidência de casos de corrupção, entram em pauta, no âmbito do Poder Legislativo, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), nas quais sempre há muita gente dos dois lados (situação e oposição) interessada em fazer cabelo, barba e bigode dos acusados, ainda que sempre existam defensores destes interessados em livrá-los das tosquiadas. Mesmo assim, sempre fica muita gente com as barbas de molho.´
Não é necessário muito esforço de mudança de paradigma para vermos a “raposa tomando conta do galinheiro”

Nosso sistema eleitoral define como escolhemos nossos representantes dentre os candidatos. Mesmo que não acreditemos no sistema eletrônico ou digital somos obrigados a utilizá-lo. Se a escolha é do povo, a maneira de como deveria ser feita também deveria ser escolhida pelo povo.

Dentre os impostos exorbitantes que se paga no Brasil, o imposto de renda, aplicado aos salários, é extorsivo em se tratando da classe média.


Nos estenderemos cansativamente se formos enumerar o quanto a Constituição Brasileira moldou nossos paradigmas. Necessitamos de projeto de longo prazo - assim como a reformulação da educação e escolarização brasileira – para ajustar nosso modelo à Democracia proposta e tão desejada. 

2 comentários: